13.2.06

Visto

Image hosting by Photobucket
BrokeBack Mountain

Que se passa com a academia de Holywood? Que se passa com a América Puritana que resolve eleger este filme como um dos favoritos para várias categorias de oscares? Que se passa com a América que fica chocada ao ver na televisão publica um beijo entre a Madona e a Britney Spears? Ou que fica chocada quando um seio aparece na televisão tb durante uma entrega de prémios da música? Lobby gay? Talvez. Paternalismo com as minorias? Discriminação postiva? Que é feito da América racista que nomeia um sino-americano para melhor realizador? Que é feito da América puritana que vê um dos seus maiores símbolos culturais de virilidade conotado com a homossexualidade? Os óscares estão estranho este ano um filme sobre cowboys homossexuais e outro sobre o racismo na américa nomeados para melhor filme? Não deixa de me dar voltas à cabeça.
Há coisas por explicar po detrás da nomeação deste filme.
Como argumento não achei nada de especial. Ao fim ao cabo não deixa de ser um romance. Gostei do filme, vê-se bem e tem uma execelente fotografia. Uma história perfeitamente actual apesar do filme se passar entre os anos 60 e 70. Dois cowboys que envolvem na solidão das montanhas de Brokeback Mountain. Uma história que acaba mal. Um cowboy agarrado à sua condição de macho viril, agarrado a toda uma educação preconceituosa e que não concebe a ideia de se apaixonar ou sequer de pensar num futuro em comum com alguém do mesmo sexo. Alguém que vive uma vida àrdua/dura como se constantemente auto-penitênciasse por gostar de alguém do mesmo sexo. Um outro cowboy, um pouco lírico, sonhador (como é dado a entender no filme), a meu ver com os pés mais acentes na terra, consciente da sua atracção pelo mesmo sexo e que não deixa contudo de viver consuante as aparências mas disposto a abdicar de tudo pela sua felicidade mesmo que ao lado de outro homem.
As cenas de carinho e sexo não deixam contudo de ter uma forma muito viril, muito masculinizada ( por convenção social) o que não deixou de me fazer alguma confusão. Aliás pensando bem toda a estéctica do filme é muito masculinizada e muito viril (lembro-me das poses dos actores que me chamou mais à atenção).
Ainda está para chegar o dia em que haverá um filme com duas lésbicas nomeado para tantos oscares!!! Aí sim o verdadeiro choque da sociedade!

3 Comments:

At segunda fev. 13, 01:33:00 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Olá Pequenos Nadas... vamos sim. Mas, tu me convidas? Estou sem dinheiro e sem crédito no telemóvel: é a minha velha história imigrante. Beijos, Óscar

 
At segunda mar. 13, 07:14:00 da tarde, Anonymous Anónimo said...

talvez não seja o melhor filme gay mas é certamente o melhor feito pelos heterosexuais

 
At segunda mar. 13, 09:06:00 da tarde, Blogger Pequenos Nadas said...

tenho dúvidas....

 

Enviar um comentário

<< Home